O desenho japonês em quadrinhos ganhou um grande destaque nas últimas décadas, em todo mundo. Chamado mangá, o quadrinho japonês despertou a atenção no Brasil bem antes de influenciar universalmente a arte sequencial, provavelmente pela determinação de artistas nisseis radicados no País, em aplicar o estilo nipônico nos quadrinhos nacionais.
Entre os artistas brasileiros não nisseis, Arthur Garcia foi quem primeiro se comprometeu com o estilo mangá, produzindo histórias e ilustrações com essa influência. Logo, seu traço ficou identificado com o quadrinho japonês, muito embora ele seja nosso artista mais versátil, capaz de adaptar sua arte a, praticamente, qualquer estilo.
Aproveitando sua verve de mestre — visto ter trabalhado como professor de arte durante vários anos, dando aulas nas escolas de ensino básico —, além de possuir um imenso conhecimento técnico, Arthur Garcia vem criando desde os anos 1990 uma série de publicações objetivando ensinar desenho a distância.
Especificamente ensinando a desenhar mangá, Arthur publicou nos últimos dois anos, pela editora Criativo, duas séries de livros, Curso Prático de Mangá (seis volumes) e Curso Fundamental de Mangá (quatro volumes). Assim, ele é o profissional mais qualificado para ensinar desenho no estilo mangá para alunos da primeira infância até a pré-adolescência, conforme proposto no volume Meu Primeiro Caderno de Mangá, que está sendo lançado.
O que temos neste livro são esquemas simples para desenhar passo a passo figuras humanas e animais, no estilo mangá, usando figuras geométricas — com as orientações do livro toda criança vai ser capaz de desenhar imediatamente, e começar a desenvolver sua educação artística.
A arte vem sendo cada vez mais valorizada na educação e nas ações de integração social — o desenho, por sua vez, é a forma de arte mais acessível, mais inclusiva — nesse sentido, livros como Meu Primeiro Caderno de Mangá ganham destaque, pois não apenas educam, são livros que também geram nos educandos a conscientização da cidadania.
MEU PRIMEIRO CADERNO DE MANGÁ
Editora Criativo
Autor: Arthur Garcia
ISBN: 978-85-64249-86-8
Formato: 17 x 24 cm
80 páginas
* *
SOBRE O AUTOR
ARTHUR GARCIA
Seu traço inaugurou a série Street Fighter, da Escala, também está em Changeman e Maskman, da Abril, e em Blue Fighter, da Trama. Fez Pulsar (Escala) e Piratininga (Vidente).
No começo dos anos 1990, morou três anos na Europa, época em que publicou Os Cruzadinhos e Jeroen et Klass no jornal belga Gazette Van Machellen, e levou o prêmio O Mosquito, em Portugal, como Melhor Desenhista; de volta ao Brasil, ilustrou livros didáticos e venceu o troféu Angelo Agostini duas vezes: em 1994, como roteirista, e no ano seguinte, como desenhista.