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Detalhes
A cera de abelha clarificada é muito utilizada por artistas na pintura artística desde os tempos antigos, quer como aglutinante de pintura, quer como médium e verniz final.
Usualmente a cera de abelha é aquecida e dissolvida e a terebintina é o produto necessário para tal diluição.
A cera também pode ser adicionada ao damar e ao óleo polimerizado (stand oil) com resultados preciosos. Na formula mais simples (cera e terebintina) também remete a um verniz final precioso tanto para pintura a óleo como na pintura acrílica. É um verniz final idôneo que pode ser removido de tempos em tempos com terebintina pura e reaplicado a vontade. A condição fosca da cera pode ser manipulada até se obter um acetinado conveniente, evitando reflexos.
Outra possibilidade é obter da cera o AGLUTINANTE para as técnicas de ENCAUSTICA. A cera quente agregada aos pigmentos e utilizada com espátulas aquecidas, remete a técnicas muito usadas na antiguidade.
Existe também a possibilidade de criar uma condição da mistura de cera de abelhas na presença de amônia, possibilitando a mistura com água, utilizada também como médium e aglutinante de pintura miscível com pigmentos. A proporção clássica resulta em pasta na proporção de três partes de terebintina e uma parte da cera de abelhas. Cuidados na manipulação dessa pasta devem ser rigorosamente seguidos: a cera deve ser aquecida em local bem separado da terebintina; evitar chama viva é uma das recomendações. Com o aquecimento da cera pura, longe da fonte de aquecimento, juntar à terebintina misturando os dois produtos. Com essa formulação se obtém um médium que adicionado à tinta a óleo que é muito apreciado pelos artistas.
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Marca | CROMACOLOR |