Nenhum produto no carrinho.
Detalhes
A região de Flandres, norte da Bélgica, graças ao comércio no porto de Bruges e à indústria têxtil, tornou-se a parte mais rica do norte da Europa no final do século XV, o que possibilitou que uma elite de nobres e comerciantes ricos comissionassem artistas, criando uma classe de habilidosos pintores, músicos, arquitetos, admirados e requisitados por toda a Europa.
Naquela região, especialmente a pintura evoluiu extraordinariamente, e nos séculos XVI e XVII, várias gerações de pintores ganharam um grande reconhecimento, entre eles, o holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn (nascido em 1606), que ficou célebre também como gravador, e que é considerado um grande mestre da pintura barroca, talvez o maior deles.
A pintura de Rembrandt divide-se em duas fases distintas — na primeira, com temática bíblica ou mitológica, é evidente a influência de Pieter Lastman, e mostra uma técnica com contrastes de iluminação muito fortes, conferindo dramaticidade às pinturas. A movimentação dos personagens retratados também era impregnada de expressões intensas, o que colaborava na dramaticidade das cenas. Já a segunda fase começou por volta de 1640, quando Rembrandt passou a utilizar a monocromia em tons dourados com maior profusão, recebendo uma influência clara de Caravaggio, um dos primeiros grandes mestres do chiaroscuro, técnica inventada por Leonardo Da Vinci, que justapõe luzes e sombras, com efeito visual final impressionante. O clima da pintura na segunda fase torna-se mais leve, com personagens mais introspectivos. A luz passa a ser não só um elemento que compõe o ambiente, mas passa a fazer parte do plano espiritual da obra, como a luz da alma humana. Os efeitos de luz criam a forma e o espaço, e a cor se subordina a estes. A profundidade de seus quadros nesse período é intensa, tocando ao extremo o observador.
Depois de descoberto seu talento, em 1629, Rembrandt recebeu várias encomendas da nobreza de Hague, e sua produção desabrochou na década seguinte — grande parte de suas obras mais famosas foram realizadas no decorrer das décadas de 1630 e 1640. O mestre veio a falecer na cidade de Amsterdã, em 4 de outubro de 1669.
Esta edição da série Cadernos de Desenho traz uma magnífica coleção de estudos e esboços do “mestre da luz e sombra.
CADERNOS DE DESENHO
REMBRANDT – ESTUDOS e ESBOÇOS
Editora Criativo
Autor: Rembrandt
ISBN 978-85-64249-80-6
Formato: 25,5 x 36 cm
36 páginas
Informação Adicional
Referência | Não |
---|---|
Código de Barras | Não |
Marca | Não |