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CADERNOS DE DESENHO MICHELANGELO – ESTUDOS DA FIGURA HUMANA
Depois de Leonardo da Vinci no primeiro número da coleção Cadernos de Desenho, o segundo número é dedicado a Michelangelo, o criador de obras artísticas iconográficas como o monumental afresco A Criação de Adão, pintado no teto da Capela Sistina, no Vaticano, e a escultura Pietà, de formidável perfeição, posta na Basílica de São Pedro. .
A Renascença teve início no final do século XIII, tendo a cidade de Florença como berço, e o mecenato de famílias importantes da política e do alto clero da época. O movimento renascentista avançou pelos dois séculos seguintes e atingiu o apogeu durante o período chamado de Alta Renascença, entre 1475 e 1525 — datas aproximadas, uma vez que as vidas de seus expoentes e seus estilos se sobrepõem a essas datas.
Foi durante a Alta Renascença que surgiram mestres como Botticelli, Da Vinci, Rafael e Michelangelo; se alguém desejar entender o que significa a exatamente a expressão ‘homem da Renascença’, que é usada até os dias de hoje, basta contemplar um pouco da obra de Michelangelo, cuja grandeza transcende em todos os sentidos, alcançando a força de dons divinos — não são poucas as histórias de pessoas que se converteram diante da sua Pietà, uma escultura que o mestre completou com inacreditáveis 23 anos de idade.
Os esboços deste Estudos da Figura Humana abrangem os realizados por Michelangelo para pinturas e esculturas, e mostra os métodos e técnicas de um artista maior durante seu processo de criação. A importância desses desenhos para os estudantes de arte reside na observação que os principiantes devem fazer como parte do preparo de seu aprendizado. As técnicas, embora não descritas nas suas minúcias, podem ser apreendidas pelo artista em formação, por meio do exame dos traços, de como eles são mostrados detalhadamente nas páginas deste volume.
Para chegar a dominar uma arte que dependa modernamente de manejar lápis, canetas, pincéis e tintas, é preciso conhecer os clássicos irrestritamente e revisitá-los amiúde — são eles que fornecem o arcabouço do conhecimento para o artista se inspirar, criar seu estilo próprio e se expressar convincentemente. O artista somente vai estar preparado para evoluir quando tiver assimilado esse tipo de conhecimento no seu repertório cultural.
CADERNOS DE DESENHO
MICHELANGELO – ESTUDOS DA FIGURA HUMANA
Editora Criativo
Autor: Michelangelo
ISBN: 978-85-64249-73-8
Formato: 25,5 x 36 cm
36 páginas
SOBRE O AUTOR
Michelangelo Buonarroti (1475 -1564) foi pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, e é econsiderado um dos maiores artistas da história do Ocidente. Trabalhou por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus mecenas, os Medici, uma dinastia de grande poder político em Florença, principalmente, cidade onde Michelangelo realizou várias obras. Depois, Michelangelo fixou-se em Roma, onde deixou a maior parte de suas obras mais representativas. Vivendo na transição do Renascimento para o Maneirismo, seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo e do Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança.
Suas criações estão entre as mais célebres da arte do Ocidente, destacando-se na escultura a Pietà, o David e o Moisés; na pintura, o teto da Capela Sistina e o Juízo Final; na arquitetura, trabalhou na Basílica de São Pedro, desenhando e construindo sua cúpula; além disso, projetou diversos edifícios e escreveu grande número de poesias. Ainda em vida foi considerado o maior artista de seu tempo. Sua fama era tamanha que, como nenhum artista anterior ou contemporâneo, seus simples esboços eram guardados como relíquias por uma legião de admiradores.
A maior parte dos desenhos de Michelangelo são esboços preparatórios para suas obras em escultura e pintura. Não obstante, possuem qualidades que os tornam obras de arte por si mesmos. O estudo dos seus desenhos lança luzes valiosas sobre o seu processo criativo e sobre as mudanças na concepção de uma obra, e existem vários deles que jamais foram transportados para outros formatos, permanecendo como testemunhos únicos de uma dada ideia. Mas nem todos foram concebidos como estudos, ele presenteou seus amigos várias vezes com desenhos acabados, e realizou alguns retratos, o que indica que Michelangelo considerava esta técnica como um território autônomo da arte. Dava-lhes grande valor e os guardava ciosamente. O domínio do desenho era enfatizado quando ensinou seus poucos alunos, recomendando que eles o praticassem sem cessar, muitas vezes provendo desenhos seus para que copiassem.
A maior parte de seus desenhos remanescentes, cerca de duzentos, está preservada na Casa Buonarroti, em Florença, como um legado de seus descendentes.
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